Conselho Estadual do Rio de Janeiro, um marco na minha vida e um legado

Conselho Estadual do Rio de Janeiro, um marco na minha vida e um legado

Um novo e grande marco em minha história como mulher e empreendedora, atendendo a um convite muito especial, agora faço parte do Conselho Estadual de Empreendedorismo Feminino da Secretaria da Mulher do Estado do Rio de Janeiro (CEEF), por “notório reconhecimento na temática empreendedorismo.” Este é o primeiro conselho estadual no Brasil, órgão consultivo de extrema importância para promover o desenvolvimento econômico e social através do fortalecimento do empreendedorismo feminino na região fluminense.

O convite veio da coordenadora do Conselho, empreendedora e grande amiga, Marcele Porto, no dia 21 de março de 2024 tomei posse como Conselheira do CEEF. Minha missão é representar, defender os interesses e necessidades das empreendedoras do estado do Rio de Janeiro, colaborando na elaboração de propostas e execução das ações que contemplam o empreendedorismo feminino, por um período de dois anos.

O Conselho Estadual de Empreendedorismo feminino do Rio de Janeiro é um espaço de diálogo e colaboração criado para reunir mulheres com características notáveis como liderança e idoneidade que atuam no empreendedorismo feminino. Fui escolhida para representar as empreendedoras fluminenses, formulando, aperfeiçoando e validando políticas públicas, além de fortalecer o desenvolvimento econômico e social para mulheres de negócios no Rio de Janeiro.

O CEEF possui diversos objetivos essenciais, como participar na criação de programa para o empreendedorismo feminino, incentivar a autonomia e independência financeira da mulher por meio de ações comprovadamente eficientes para promover o empreendedorismo feminino, além disso, diretrizes como facilitar a conexão entre governo, instituições privadas, acadêmicas e personalidades da sociedade civil atuantes nos 92 municípios do estado, para desenvolver autonomia econômica feminina, ampliar alianças e fortalecer parcerias, como também, estimular o acompanhamento da aplicabilidade de legislações que garantem direitos para as mulheres empreendedoras, e promover uma política de transformação cultural incluindo o empreendedorismo feminino em programas educacionais, campanhas e debates públicos.

O Rio de Janeiro lidera na proporção feminina frente aos negócios no território nacional. Segundo o Diagnóstico do Empreendedorismo Feminino, somos 941 mil mulheres à frente das nossas empresas! Esse estudo foi elaborado pela Secretaria do Estado da Mulher, tendo como responsável técnica a Coordenadora do Empreendedorismo Feminino, Marcele Porto.

Em nosso estado, 38% das mulheres lideram empreendimentos, enquanto a média nacional é de 34% e ainda, segundo o Diagnóstico: “A maioria tem entre 35 e 44 anos, 52% se autodeclaram negras e 53% são as principais provedoras financeiras de seus lares. Além disso, 68% das donas de negócios atuam no setor de serviços.” 

Há muitos desafios, mas minha paixão pelo empreendedorismo feminino me ajuda a ver além e sonhar com grandes conquistas para nós! É emocionante saber que posso contribuir cada vez mais com toda minha experiência com a Papel Semente, não buscar apenas o seu importante reconhecimento social e econômico, como também, a igualdade de oportunidades para tantas mulheres.

O empreendedorismo feminino é uma poderosa ferramenta para a transformação profissional, econômica, social e pessoal das mulheres, inspirando não somente aqui no Rio, como em todo o território nacional. O CEEF está marcando a nossa história e deixaremos um legado para ser observado, reconhecido e reproduzido pelos próximos governos no Rio e demais estado do país! 

Vamos juntas, determinadas a seguir em frente, com bases sólidas e eficientes para um futuro próspero e cheio de oportunidades!