O encontro “Consumindo Moda de Forma Consciente,” que aconteceu em março, no Ops! Brechó (Niterói, RJ), foi uma oportunidade maravilhosa de conversar com as mulheres presentes sobre a urgência que há nas indústrias da moda em transformar toda sua cadeia de valor para ser mais sustentável. Também sobre a necessidade de sermos sensíveis a um consumo consciente, que possamos transformar a nossa realidade pela sustentabilidade. Apresentamos estratégias de produção e consumo, com base nas ações inovadoras, tanto da indústria da moda tradicional, quanto de empreendedoras da economia e moda circular, que já estão buscando a geração de um impacto socioambiental positivo.
No evento, tivemos duas palestras para esclarecer sobre o poder que a sustentabilidade tem de agregar valor competitivo, mesmo no pequeno negócio: “Sustentabilidade na Moda, Repensando a Cadeia de Valor,” e falamos sobre a necessidade da sensibilização e conscientização no consumo de produtos têxteis, calçados e acessórios com o tema: “Consumindo Moda de Forma Consciente – Upcycling, Brechós, Second Hands, Slow Fashion.” A seguir, você pode acompanhar um pouco sobre esse conteúdo muito atual da nossa conversa no evento e que é necessário para todos nós!
Sustentabilidade na Moda, Repensando a Cadeia de Valor
Sustentabilidade na moda é um assunto de extrema importância e de grande valor, especialmente para nós, empreendedoras. Nós gostamos de novidades, de beleza, e nem por isso precisamos aderir ao consumismo e à moda fast fashion, não é mesmo?
Na indústria tradicional não há preocupação com a sustentabilidade. Ela sobrecarrega os ecossistemas com toneladas de lixo tóxico, desperdício de materiais, contaminação do solo, da água e do ar, numa degradação sem precedentes. Os dados sobre a contaminação e seus impactos mostram que a indústria da moda é responsável por 8% dos gases do efeito estufa e por 20% do desperdício de água no mundo, segundo a ONU. Para se produzir apenas uma peça jeans, por exemplo, são gastos cerca de 7.500 litros de água. Enquanto na empregabilidade direta e indireta no Brasil, a mão de obra feminina é cerca de 60%, sendo o 6º maior produtor têxtil, de calçados e acessórios no mundo. Mesmo com tanta notoriedade, nosso país precisa melhorar muito as condições de trabalho e do uso dos recursos naturais.
Existem formas de melhorarmos esses números e transformarmos os nossos projetos mais sustentáveis. Podemos iniciar com pequenos passos, rumo às mudanças significativas pelo consumo consciente!

CONSUMINDO MODA DE FORMA CONSCIENTE – UPCYCLING, BRECHÓS, SECOND HANDS, SLOW FASHION
Na contramão do desperdício e de toda a contaminação que a indústria têxtil tem causado durante décadas de produção, há muita coisa boa que está sendo realizada. Há soluções do consumo consciente que são exemplos de práticas sustentáveis muito importantes, inclusive, aqui no Brasil. Nós mostramos isso com cases no mundo da moda brasileira e de parceiros da nossa empresa, a Papel Semente e da Ops! Brechó. Acompanhe alguns exemplos.
Cases que inspiram!
- Shop Ginger – “Vestindo o futuro com consciência” – Criada em 2020, pela empresária e atriz Marina Ruy Barbosa, a marca une moda, arte e design a iniciativas mais conscientes e sintonizadas com o mundo de hoje com matéria-prima e produtores brasileiros.
- OPS! Brechó – “Brechó com propósito” – Stella Gallo e Luciana Aguiar desenvolveram a marca pelo amor à moda circular. O OPS! Brechó é uma nova loja (2023), que oferece peças de grandes marcas, novas ou usadas. Elas oferecem curadoria, um trabalho minucioso que garante a conservação e boa apresentação das roupas ao longo de várias etapas até chegar às clientes: “Moda para a gente é atemporal, sustentável, consciente e do bem!”, garantem as criadoras do Brechó.
- Malwee – “Moda Sem Ponto Final, feita para durar bem, ter menos impacto ao meio ambiente, que seja melhor para as pessoas e para o planeta.” A marca conta com novas tecnologias e formas de produção que ajudam o futuro. São criadas peças feitas com reuso de materiais que seriam descartados, além de encontrar também o “Jeans mais sustentável do Brasil”, que utiliza muito menos água na sua produção.
- Papel Semente –. Esta é a minha empresa. Criei a Papel Semente em 2009. Produzimos um papel artesanal, ecológico e reciclado que recebe sementes de flores, hortaliças e temperos durante seu processo de fabricação. Mas a função do Papel Semente vai além de uma tag ou embalagem, o cliente da Papel Semente pode usar o papel de acordo com seu interesse de comunicação e após sua utilização plantá-lo, gerando vida ao invés de lixo. Do papel que se planta nascem lindas flores, deliciosas verduras e até mesmo poderosas ervas medicinais. Nosso papel além de sustentável, também agrega um valor especial à marca dos nossos clientes!
Parceiros que ajudam a sustentabilidade e o valor da marca
- Selo “Eureciclo” – Conecta marcas de bens de consumo com recicladores, pela forma de compensação ambiental, promove a reciclagem com responsabilidade social. Utiliza-se do que chamamos de logística reversa das embalagens, deixando empresas parceiras adequadas à legislação ambiental vigente.
- Selo “Sou Responsável, Sou De Algodão” – É uma iniciativa da Abrapa e do IBA (Instituto Brasileiro do Algodão). Esse selo é um movimento único no Brasil desde 2016, para estimular a moda responsável. Ele une todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil dessa fibra, do trabalhador rural ao consumidor final. Atualmente, o Brasil é o maior fornecedor de algodão responsável do mundo!
Em nossas palestras e rodas de conversas estamos sintonizadas com os temas do empreendedorismo feminino e da sustentabilidade. São oportunidades de mantermos nossos corações unidos e nossas mentes trabalhando por uma sociedade mais consciente e um mundo mais saudável, sem esquecermos que há valor nessas ações e nos nossos produtos. A sustentabilidade e o empreendedorismo podem andar juntos e eu posso mostrar a você!